Descoberto o cemitério judaico medieval mais antigo da Itália

Atualizado em: 2 de fevereiro de 2024Por

Por Editor – eSefarad.com. Traduzido por Mauro Moura.

Construído no ano 1393, o cemitério foi destruído em 1569 depois da emissão de duas bulas papais católicas que proibiram a estadia de judeus na Itália.

O descobrimento do cemitério judaico medieval mais antigo da Itália foi revelado no dia 07/11/2017 por autoridades da cidade de Bolonha e da comunidade judia local.

As escavações começaram no ano 2012, por motivo da construção de um complexo residencial. Durante as obras foi descoberto um sítio arqueológico com um total de 408 tumbas.

Nas tumbas não foram encontradas só os restos dos defuntos, mas também pertences como peças de ouro, prata e pedras preciosas.

O terreno foi comprado pela família judia Da Orvieto em 1393 para o estabelecimento do cemitério da comunidade judia local e foi destruído em 1569 depois de que o papa Pio V proibiu a residência de judeus na Itália com exceção das cidades de Roma e de Ancona.

A própria hierarquia católica outorgou permissão às freiras de um terreno próximo para que pudessem dispor a seu gosto do sítio sagrado judaico, não só na parte material das tumbas, mas também dos restos mortais.

O rabino Alberto Sermoneta assinalou que os restos das tumbas descobertas necessitam de um novo enterro digno após o descobrimento do sítio.

Fonte: Unidos x Israel 09/11/2017

Categorias

Receba no e-mail

Compartilhe este conteúdo!