Centro de Cultura e Memória Sefaradita

CCMS-ANUSSIM é uma iniciativa cultural da ABRADJIN, tendo vista a preservação e a fomentação da memória histórico-cultural dos judeus sefarditas luso-brasileiros; em específico aqueles forçados à conversão ao catolicismo entre os séculos XV-XVIII. A dramática trajetória destes descendentes de judeus, em fuga à Terra de Vera Cruz (Brasil) sob ameaça das fogueiras da Inquisição, legou aos brasileiros significativa influência sócio-cultural.

Pensando nisso, a ABRADJIN criou um centro de memória, que concentrará em exposição: fotos, textos, vídeos, objetos, livros e outros elementos, que envolvam o tema Inquisição. Dentre estes e outros objetivos, o CCMS-ANUSSIM agenciará os recursos necessários para a viabilização dos objetivos mencionados, através de:
a) Uma biblioteca temática cujo acervo, abranja as áreas de interesse envolvidas na temática anussim e a dispersão sefaradita ibérico-brasileira.

b) Um laboratório multimídia para promoção e instrução sobre a cultura sefardita: vídeos, filmes, “dicionário das famílias brasileiras” (CD-ROM), enciclopédia judaica (CD-ROM) e outros.

c) Um arquivo composto por documentários, fotos, documentos, mapas, indumentária, arquivos de áudio (fitas, CD’s, mp3, etc) e outros.

d) Centro de memória, onde serão reunidos testemunhos orais registrados em formato áudio-visual ou documentado;

e) Criar um fundo, que viabilize bolsas e pesquisas do interesse da instituição, inclusive e especialmente os de caráter acadêmico, levantando e captando recursos para esses projetos bem como a produção de material didático e de apoio para o ensino da história da dispersão sefaradita.

f) Promoção de cursos para docentes e interessados, capacitando-os para o ensino e divulgação da causa em suas escolas, comunidades, ou quais forem suas esferas de influência e presença.

g) Promover encontros, congressos, seminários, enfim, atividades que apresentem à sociedade brasileira essa questão importante e desconhecida, captando a atenção de formadores de opinião e instituições chave.

O CCMS está localizado à Rua Cândido Naves, 55
Bairro Ouro Preto, Belo Horizonte – MG.

Visitas já podem ser agendadas pelo e-mail: abradjin@anussim.org.br ou pelo telefone: (31) 2512-5194.

Share